SP investe R$ 801 milhões no programa Saúde em Ação

Projeto prevê novos hospitais, unidades básicas e centros de atenção psicossocial

qui, 27/08/2015 - 13h16 | Do Portal do Governo

São Paulo dá mais um passo na área da saúde. Estão sendo investidos R$ 801 milhões no programa Saúde em Ação, cujo intuito é fortalecer e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população paulista.

O montante é fruto de uma parceria inédita com BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Do total, 70% são provenientes do empréstimo firmado com o BID e 30% são de recursos do tesouro do Estado.

Com esse investimento, serão construídos hospitais, unidades básicas de saúde e centros de atenção psicossocial. “E além das obras, teremos requalificação, treinamento de recursos humanos, informatização de todo sistema e regionalização”, declarou o governador Geraldo Alckmin.

As regiões atendidas serão a de Bauru, Campinas, Vale do Ribeira, Vale do Jurumirim e Sorocaba. Ao todo, 71 municípios serão beneficiados. “A prioridade foi atender as regiões com mais necessidade e as que crescem muito”, acrescentou o governador.

Para selecionar as áreas atendidas, a Secretária da Saúde fez um estudo cujos critérios foram questões epidemiológicas e demandas regionais.

Confira o que será feito em cada região

Litoral Norte
Serão feitos o Hospital Regional de Caraguatatuba e cinco novas UBS (Unidades Básicas de Saúde) nas cidades de Ilha Bela, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba.

Os recursos também preveem a construção de sete Caps (Centros de Atenção Psicossocial) nos municípios de Ilha Bela, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, além de reforma da ala psiquiátrica da Santa Casa de Caraguatatuba, bem como reforma de duas UBS nas cidades de Ubatuba e São Sebastião e do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Taubaté.

Campinas
Serão criadas 33 novas UBS (Unidades Básicas de Saúde) nas cidades de Arthur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Vinhedo.

Além de reformas em 38 UBS nas cidades de Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré e no auxílio em capacitações e linhas de cuidados aos municípios de Engenheiro Coelho e Santo Antonio da Posse.

Também serão construídos cinco Caps (Centros de Atenção Psicossocial) nos municípios de Americana, Cosmópolis, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Valinhos, além da reforma de outras seis unidades nas cidades de Campinas, Itatiba, Paulínia, Pedreira e Sumaré, bem como reforma do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas.

Vale do Ribeira
Será feito o Hospital Regional de Registro e 15 novas UBS (Unidades Básicas de Saúde) nas cidades de Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.

Os recursos também incluem a construção de dois Caps (Centros de Atenção Psicossocial) nos municípios de Jacupiranga e Juquiá, além da construção do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Registro.

Sorocaba
Serão construídas três novas UBS (Unidades Básicas de Saúde) nas cidades de Barra do Chapéu, Ribeira e Ribeirão Branco, além da reforma de 11 UBS nos municípios de Bom Sucesso, Itararé, Buri, Itaberá, Itaóca, Itapiarapuã Paulista, Itararé, Nova Campina, Riversul e Taquarivaí.

Além disso, haverá a construção de seis Caps (Centros de Atenção Psicossocial) nos municípios de Apiaí, Buri, Guapiara, Itaberá e Itararé, além de reforma das alas psiquiátricas das Santas Casas de Apiaí, Itaberá, Itapeva e Itararé. Os investimentos ainda serão utilizados para reforma do Centro Especializado de Itapeva e do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Sorocaba.

Vale do Jurumirim
Serão criadas 15 novas UBS (Unidades Básicas de Saúde) nas cidades de Avaré, Cerqueira César, Coronel Macedo, Fartura, Iaras, Manduri, Paranapanema, Pirajú, Sarutaiá e Taguai. Os investimentos ainda incluem a criação do Caps (Centros de Atenção Psicossocial) em Piraju e do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Avaré.

Os recursos também serão utilizados na reforma da UBS na cidade de Avaré, bem como a reforma do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Bauru e no auxílio em capacitações e linhas de cuidados aos municípios de Águas de Santa Bárbara, Arandu, Barão de Antonieta, Itaí, Itaporanga, Taquarituba e Tejupá.

Do Portal do Governo do Estado