Confira prazo de inscrição para Etecs e Fatecs

Estudantes podem se inscrever online, pelo site das Isntituições

ter, 14/10/2014 - 13h45 | Do Portal do Governo

As inscrições para os vestibulinhos das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) já estão abertas. Os estudantes interessados em cursar o Ensino Técnico podem se inscrever até o dia 7 de novembro. Para participar, o candidato deve preencher a ficha de inscrição localizada no site oficial do Vestibulinho. A confirmação será feita após o pagamento da taxa de R$ 30,00.

Para o Ensino Médio, Técnico integrado ao Médio e Especialização Técnica são oferecidas 82 mil vagas. Em todo o Estado são 53.639 vagas para cursos técnicos em 217 Etecs e em 47 classes descentralizadas, 8.410 para Ensino Médio e mais 1.890 para o técnico na modalidade semipresencial, por meio do Telecurso TEC. O Vestibulinho traz ainda 19.806 vagas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

A partir de 1º de dezembro, será possível conferir os locais de prova no site do Vestibulinho. O exame, com duração de quatro horas, será aplicado no dia 7 de dezembro. Serão 50 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos do Ensino Fundamental. A primeira lista de convocação e matrícula será divulgada no dia 15 de janeiro.

Já os interessados em estudar na Faculdade, podem se candidatar até o dia 10 de novembro em 71 cursos, todos gratuitos. A inscrição é feita pela internet. No último dia, o prazo termina às 15h. Os candidatos devem ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente (com comprovação de conclusão no ato da matrícula). É necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico. A taxa é de R$ 70 (o boleto é pago em qualquer banco).

O vestibulando escolhe o curso de primeira opção e coloca outro como segunda opção, que pode ser o mesmo curso em outro período ou em outra unidade. Também é possível que a segunda opção seja qualquer curso cujo conjunto de disciplinas prioritárias seja o mesmo da primeira.

Os candidatos afrodescendentes terão bônus de 3% na nota. Alunos oriundos de escola pública, de 10%. A bonificação é de 13% no caso de alunos que reúne as duas condições. Para isto, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição. Os alunos de escola pública devem comprovar que cursaram o Ensino Médio integralmente em escola federal, estadual ou municipal.

Do Portal do Governo do Estado