Alckmin fala sobre programa voltado à saúde do homem

"Filho que ama leva pai ao AME" foi destaque no programa de rádio Conversa com o Governador

ter, 15/04/2014 - 13h01 | Do Portal do Governo

No programa de rádio Conversa com o Governador, o governador Geraldo Alckmin falou sobre saúde do homem. “Nós temos convicção de que os programas de prevenção são fundamentais para evitar que as pessoas adoeçam. A cada R$ 1 gasto em prevenção, R$ 4 são economizados com tratamento de doenças”, disse o governador. “O nosso programa ‘Filho que ama leva o pai ao AME’ foi criado para incentivar os homens, a partir dos 50 anos, a fazerem todos os anos um check-up.”

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Nos dois primeiros sábados do programa, 786 homens foram atendidos nos 21 AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades). As unidades são abertas todos os sábados para atender os pacientes do sexo masculino.

Alckmin explicou como funciona o programa: “no mês do aniversário, o paciente liga para a Secretaria da Saúde no telefone 0800-779-0000. Informa os dados pessoais e o endereço. O check-up é marcado no AME mais próximo da casa dele”, diz. “São duas etapas: no primeiro sábado, o paciente vai ao AME, passa por uma consulta de triagem, colhe sangue para exame, faz eletrocardiograma. No sábado seguinte, retorna ao ambulatório para pegar os resultados dos exames e passa por duas consultas: com o cardiologista e o urologista. Se houver qualquer alteração nos exames, já é encaminhado para acompanhamento médico e tratamento no próprio AME.”

De acordo com o governador, mais da metade dos homens só procura o médico quando se sente mal. “As mulheres se previnem mais. Esta é uma das razões por que a expectativa de vida da mulher é maior que a do homem. Então, é necessário incentivar os homens a cuidar da sua saúde antes que eles adoeçam.”

A princípio, o programa funciona em 21 AMEs localizados na capital, em Carapicuíba, Mauá, Araçatuba, Américo Brasiliense, Santos, Barretos, Promissão, Jundiaí, Franca, Ourinhos, Rio Claro, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, Mogi Guaçu, Votuporanga, São José do Rio Preto, Sorocaba e Caraguatatuba. O atendimento é regional e não somente para os pacientes da cidade. “Em maio, já entram no nosso programa os AMEs de Mogi das Cruzes, Taboão da Serra e Tupã, além do Centro de Referência do Idoso na zona norte da capital.”

O programa é permanente e não tem data para terminar. “Veio para ficar. Queremos que todos os filhos conversem com seu pai sobre o programa, incentive a agendar o check-up, caso tenha 50 anos ou mais. Diagnóstico precoce é importante para evitar agravamento dos quadros de saúde.”